quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Quem é o dono da arte


Com tantos amigos músicos, compositores e artistas, fico pensando o que nos leva a escrever letras, textos, compor músicas, pintar ou qualquer outra forma de arte ou produção.

A necessidade de expressão pode ser muitas vezes incontrolável, como se tudo estivesse incompleto até que terminemos de dizer tudo o que queremos, ou pelo menos tudo que nos vem à cabeça.

Tanto serve para esvaziar a cabeça (e se a obra for boa preencher o mundo) como para ser uma reflexão que pode desembocar numa visão, um retrato daquele momento. O bom é que sempre que se tira esse retrato entende-se um pouco mais da imagem, até mesmo para compará-la com imagens de outros artistas.

Pouco importa quem, como, porque, pra quem... Sinceramente a única coisa que importa é que tudo emerge de dentro, com pouca ou nenhuma influência de público ou objetivos de marketing dos bens simbólicos.

Essa arte natural e sincera é o que está em falta no mercado. Não porque as pessoas deixaram de produzi-la, mas porque durante muito tempo fomos escravos de uma indústria curadora que marginalizou tudo aquilo que não rende lucro. Agora temos que procurá-la por aí, e por isso, podemos recorrer à internet.

Todos os dias da minha vida crio coisas que as pessoas me pedem, esse é o meu trabalho. Mas hoje me dei a liberdade de produzir o que quero e me sinto muito mais completo. Já produziu a sua arte hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário