segunda-feira, 20 de setembro de 2010

O poder de cada dia



De acordo com a nossa amiga Wikipedia, “Poder (do latim potere) é, literalmente, o direito de deliberar, agir e mandar e também, dependendo do contexto, a faculdade de exercer a autoridade, a soberania, ou o império de dada circunstância ou a posse do domínio, da influência ou da força.”

Pois é, o poder é tudo na hora de se diferenciar das outras pessoas. De acordo com a nossa Constituição nós somos iguais, mas na prática o poder é exatamente o que nos faz únicos e diferentes.

Para quem acha que estou falando de Direito, essa é uma visão limitada. Falo das relações interpessoais, do status social e da capacidade de cada um conseguir o que deseja.

A beleza, a força física, a riqueza, o choro, a retórica, a fama, os contatos e muitas outras coisas são parte de um pacote de poder que cada indivíduo possui. Vejamos uma mulher bonita: se ela souber seduzir ela conseguirá muitos amigos, amantes, alguma riqueza e muitos convites gratuitos... Não importa o fim, o meio nem a moral, mas isso acontece a todo instante.

Mas o importante é que todos, atenção, TODOS têm algum tipo de poder ou potencial para exercê-lo e mais vale encontrar a maneira de lidar com ele e o público ao qual ele será aplicado do que buscar desenvolver um tipo de poder que não se é tão propício.

Funciona quase como um talento para um (ou alguns) tipos de poder, mas se pararmos pra pensar encontraremos o poder nas sutilezas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário